Em 2008 o então presidente Lula,assinou um acordo com o Vaticano , que tornaria obrigatório o ensino religioso nas escolas de todo o país, dando inclusive vários "benefícios" à igreja católica, e esse acordo foi aprovado pelo senado mais tarde.
Vários especialistas afirmam também que os livros de ensino religioso utilizados atualmente nas escolas, deixam claro elementos discriminatórios como "o homossexualismo não é natural", ou então compara os ateus por não terem crença na existência de divindades, com os nazistas.Isso com certeza não é o que precisamos hoje,vivemos em uma sociedade em que a arrogância ,a ignorância tornaram-se coisas cotidianas, e ainda temos o puro preconceito disseminado nas escolas?
Acho que o que poderia ser discutido, sim, nas escolas é ética e cidadania, deixando claro conceitos de liberdade,de igualdade ,de respeito ao que é diferente.
Diz um autor contemporâneo que “a única esperança real por uma tolerância verdadeira está em descobrir o que ‘nós’ temos em comum e também em respeitar a diversidade” (LYON, 1998:117).